Documentário 2.0 - O Come Back!
Coluna sobre tudo e mais um pouco do Habbo Hotel e fã sites


Imagem

A volta dos que nunca foram está de volta. A coluna Documentário 2.0 acaba de voltar! Foram dois anos sem a iDHabbo e isso possibilitou que este arquivo fosse reproduzido no fã site ProHabbo, mas infelizmente, o fã site também fechou as suas portas. Agora estamos de volta, mais vivos do que nunca, continuarei desenvolvendo matérias reais e fatos que aconteceram lá no passado do Habbo e nos tempos atuais. Documentário não é apenas uma coluna, é a verdade do que está por trás do Habbo Hotel e na boca do povo, contada em diversos tipos de relatos. Sem mais delongas, vamos para a matéria!

Introdução

Vamos começar com a novidade? Muitos já sabem ou poucos ainda estão sabendo sobre o retorno do melhor portal de conteúdo, iDHabbo. O que não foi contado, é como e de onde tudo isso surgiu de uma hora para a outra e #boom, aqui estamos.

Neste ano de 2019, em outubro, o Cokey que é conhecido atualmente como um grande nome do jornalismo de fã sites teve a ideia de retornar com o portal. O mesmo precisava de uma equipe de grandes nomes do mundo habbal e claro, me contatou no primeiro momento da oportunidade, onde eu ([email protected]) também sempre admirei muito o portal iDHabbo e acabei aceitando na hora. Mesmo sabendo da dificuldade que o Habbo está enfrentando com os poucos usuários, havia vários pensamentos negativos e positivos com a volta do mesmo. Tudo foi contatado diretamente com o Hamashia, ex-dono do portal, ele ficou sabendo de tudo, do porquê da volta, das pessoas que iriam estar administrando e estar afrente deste retorno. O retorno do portal começou a ser especulado rapidamente, contamos com a ajuda no início do ErickFantii e idiota136 no qual ajudaram com toda parte da atualização da versão e programação da mesma. Passou um mês, novembro foi um mês conturbado neste retorno pois muitos estavam ocupados com seus trabalhos, vida pessoal e escola. Então, tudo ficou parado praticamente quase um mês, até mesmo muitos desistiram até lá. Em dezembro, Filippebws (atualmente WebMaster e desenvolvedor), contatou-me para que o retorno fosse concretizado com a sua ajuda. Depois de longas reuniões, reformulação da equipe e encontrando tempo e horário, o retorno aconteceu, dia 08/12 às 20:00h BR / 23:00h PT, transmitido pela ColdHabbo na locução da Esquentadaa que contou com mais de 40 pessoas on-line no site da iDHabbo. E cá estamos nós, trabalhando mais de três semanas para desenvolver o melhor conteúdo e entrar em 2020 com a oficialização garantida novamente, se assim tudo der certo.

 

A mudança dos fã sites atuais

Não poderíamos deixar de citar que claro, a volta da iDHabbo é um impacto muito grande em seu retorno para os fã sites. Mas o maior medo da equipe de WebMaster's não está em apenas na falta de usuários como foi citado no texto acima mas nas mudanças que aconteceram com os fã sites durante estes dois últimos anos. 

Os fã sites mudaram muito o seu modelo, suas características físicas e claro, isto já era previsto. Ninguém quer viver de museu, não é mesmo? Acontece que estas mudanças traz uma crítica em diversos antigos usuários e membros de fãs sites que hoje mantém a sua porta fechada. Mas o que mudou tanto assim? Vamos analisar a HabboNight como exemplo. 

Mudanças de Layout 

          

Conseguem notar as diferenças conforme os anos? O tema de topo, as funções, as ferramentas ficaram bem diferentes e se adaptaram a modernidade. Estas mudanças destas versões são desde 2013-2019.

O foco do conteúdo

Com o tempo, os fã sites tem trabalhado duro para deixar apenas as suas notícias atualizadas para não perderem a sua oficialização. É muito difícil se dizer que hoje em dia você encontra algum fã site com uma campanha programada para um mês todo e que haverá apenas eventos dentro do site e não eventos externos como no Twitter ou em programações dos locutores. O foco agora não é campanhas internas até porque há poucos usuários participando das mesmas. Hoje é mais fácil você encontrar sorteios via Twitter do que se fazer uma campanha. Eles não estão errados, estão buscando um conteúdo que os tire da zona de conforto e movimente a suas redes sociais. 

Também é muito difícil em pleno 2019 você encontrar locutores que fazem 24 horas de programação como era em meados de 2012 até 2014. Jogos em quartos ficaram raros, como mostra na imagem abaixo.

Créditos: ViaJovem

Sorte ou Azar - Jogo realizado pelos locutores de fãs sites.

 

Sorteios pelo Twitter

O Twitter é a rede social mais usada pelos fãs sites, a ferramenta da aquela boa ajuda quando o assunto se trata de divulgação, marketing e até mesmo sorteios. Os sorteios, não eram tão comuns a se ver até o ano passado. Neste ano, muitos usuários começaram a lançar sorteios para querer seguidores habbianos e/ou até mesmo divulgar o seu evento. Os fãs sites começaram a adaptar isso para promover suas campanhas internas mas tudo o que parece o resultado chega a ser outro. 

Vários usuários já não jogam mais Habbo, mas isso não os impedem de utilizar o Twitter com o seu nick de jogador. Isso se tornou um vicio e uma solução de dar motivações para estes jogadores entrarem no Habbo e receber o seu prêmio. A iDHabbo também não fica de fora, nós também lançamos diversos sorteios para ajudar a rede social ser movimentada.

Um problema é que grande parte destes fã sites atuais que promovem diversos sorteios acaba tirando o foco que é o conteúdo do seu fã site, como foi dito no tópico acima, se for bem pensado no que está doando neste sorteio e o que trará de retorno para o bem do mesmo, pode sim ser uma grande chance do seu fã site ser o mais ''movimentado'' em todas as partes.

Inclusive, eu gostaria de ressaltar que neste momento a iD, está promovendo um sorteio de Natal no Twitter, valendo uma incrível caixa de Habbo Clube por 31 dias. Participem! 

 

Por fim

Por fim, o Habbo mudará totalmente em 2020 e com isto, muitos fãs sites irão mudar também e até reformar todas as suas estruturas. Isto porque o Flash Player irá acabar e o Habbo é movido pela ferramenta dos navegadores. Há um medo e um pouco de esperança para que esta situação atual jogo, já que ninguém sabe ao certo até o momento o que acontecerá com esta mudança. Acredita-se que o Habbo possa ser um pouco mais reservado, ferramentas de links direto com o jogo poderão se encerrar juntamente como o Habbo Imager, mas isso iremos falar outra hora. Resta-nos agora aguardar novas informações.

 

 Quer receber um emblema? Basta comentar sobre a coluna e me dizer qual tema quer para a próxima. 


Espero que tenha se divertido!

Comentários
HabboHKS
22/12 às 20:40
Tema: o império criado por Rihanna depois de quase ir à falência em 2009 após golpe de um contador.
Feshar
22/12 às 22:44
Tema: Habbo Hotel e fã sites: a greve que não resultou em vitórias!
idiota136
23/12 às 19:59
É uma honra fazer parte disso! Muito legal o informativo, ameeeeeeeeeei demais.

williangama2020
23/12 às 20:08
coluna foda , mas tenho saudades das antigas promoções , essas de twitter ae n curto mt , é bom e ruim ao mesmo tempo , tema: habbo 2020: O filtro vai estar permitindo novas palavras?!
Cokey
23/12 às 20:23
Que ótima Coluna! Especialmente porque fala de mim *-* Aguardando o momento em que a Esquentada vai pedir para me entrevistar :p
Cheetozo
28/12 às 23:33
Amei o come back aaaaa ficou ótimo!! Tema: Habbo Hotel - avanço ou regresso?
:Tylanga
31/12 às 13:37
Eu sempre amei essa coluna, verdades sempre na cara. Sugestão para o próximo TEMA: Habbo Hotel, tem seu fim previsto?
ErickFantii
05/01 às 21:50
Foi incrível fazer parte do retorno desse portal maravilhoso!!! <3 E orgulho ver a HabboNight ali, parabéns pela coluna!

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!