Pandemia - Coronavírus (COVID-19)
Entenda o significado por trás da palavra pandemia e o novo surto do Coronavírus


Estamos vivendo atualmente um grande surto de uma nova pandemia, o Coronavírus, conhecido também por COVID-19. Mas afinal, o que se sabe desta nova doença? Segundo o site de saúde do governo brasileiro, Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente, foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

O que é uma pandemia?

Segundo o site em.com.br, a descrição de pandemia é definada como: ''A epidemia é detectada quando pacientes são diagnosticados em várias regiões - é como um estágio um degrau acima do surto. O quadro é observado quando diferentes zonas de um município, estado ou país contabilizam casos de uma mesma doença. O problema pode ser, nesse ponto de vista, um estado de alerta a nível municipal, estadual ou nacional.''

''No caminho de progressão territorial das patologias, o quadro mais grave é, justamente, a pandemia. O problema é classificado dessa maneira quando a doença é registrada em todos os continentes. Do mesmo modo que o Covid-19, que surgiu primeiro na China e contabiliza agora milhares de casos e mortes, o que levou à nova nomeação pela OMS, uma situação similar é a gripe asiática de 1957, que, em um intervalo de dez meses, acometeu Austrália, Índia, Europa, África e Estados Unidos, ocasionando um número aproximado de 70 mil mortes.''

O coronavírus

Sabendo-se que o novo coronavírus está circulando em todo o mundo por conta da falta de cuidados das pessoas, é importante saber quais são os cuidados a serem tomados para que esta pandemia não se torne algo pior, ainda mais no Brasil. O site do ministério da saúde do governo brasileiro, deixa claro algumas informações importantes que deveremos estar cientes, sendo elas:

Período de incubação do coronavírus

''Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.''

Período de transmissibilidade do coronavírus

''De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.''

Fonte de infecção do coronavírus

''A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.''

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Diagnóstico do coronavírus

Além das informações importantes citadas acima, é importante saber como é feito o diagnóstico do coronavírus. Muitas pessoas acabam indo ao médico achando que está infectado mas na verdade não está, portanto, todo o cuidado é importante. Ainda segundo o ministério da saúde, reforça que o diagnóstico é feita da seguinte maneira:

''O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.''


Agora você já está ciente sobre a nova doença mundial, é importante se previnir o quanto antes e claro, ficar ligado em todas as novidades. Todos que comentarem neste artigo, receberá o seguinte emblema abaixo. 

Coronavírus (COVID-19)

Juntos contra esta pandemia!


O que você achou deste artigo? Comente e avalie.

Comentários
diogonevesneto
17/03 às 18:35
É muito assustador pensar que um vírus se conseguiu espalhar para todo o mundo em menos de 3 meses e que milhares de pessoas já perderam a vida em resultado de doenças provocadas por esse mesmo vírus. Medidas estão a ser feitas para o combater e espero que resultem e que isto acabe o mais rápido possível
HabboHKS
17/03 às 18:45
E vai morrer tanta gente pela irresponsabilidade
Feshar
17/03 às 18:55
É triste saber que anualmente passamos por um surto diferente. Espero que todos se cuidem de forma correta para superar mais uma doença.

guilherm1760
18/03 às 11:08
Com a sociedade civil fazendo a parte dela e os profissionais da saúde, cientistas e governos a deles, vamos superar isso juntos! Espero que no segundo semestre tudo esteja caminhando melhor
atila596
18/03 às 20:51
É de extrema importância este artigo, o coronavírus não é brincadeira (Como nosso presidente acha), e devemos levar ele a sério.
Daniel-mlk-zik
25/03 às 18:21
É uma pena isso tudo está acontecendo, espero que tudo se resolva e venha logo uma cura pra acabar com esse vírus.
Frisei
29/03 às 23:40
A situação está realmente complicada, e o pior é que ainda tem gente que abusa.. #Ficaemcasa
deejayma9359
02/04 às 22:46
A situação é complicada, adorei me informar mais sobre aqui na ID
sr_simpson
02/04 às 23:04
Espero que tudo isso passe e logo voltemos as nossas atividades normais!
jolopp3
04/04 às 11:07
Tô mto chateado com tudo isso :/ to quase perdendo meu emprego :/

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!